+351 256 947 229 (Chamada para Rede Fixa Nacional) |
1º DIA (2ª Feira ou 4ª Feira ou Sábados) SA – PORTO ou LISBOA /… / NOVA DELI
Comparência no aeroporto 3 horas antes da partida. Formalidades de embarque e partida em voo com destino a Nova Deli, via cidade (s) de conexão. Chegada, formalidades aduaneiras e transfer ao hotel. Dependendo do horário do voo, resto de dia livre na capital da Índia, uma cidade moderna com uma longa história contada em diversas lendas. Foi a partir daqui que sucessivas dinastias hinduístas, muçulmanas e mogóis governaram a Índia. Mais tarde, também os britânicos, orientados por Sir Edwin Lutyens, criaram aqui a sua capital encantada. Testemunhe o caos da capital indiana, uma experiência sensorial e espiritual única, perfumada pelo aroma intenso das especiarias e colorida pelos saris e turbantes das multidões que preenchem as ruas. Alojamento.
2º DIA MP – NOVA DELI
Pequeno-almoço. Saída para descobrir as ruas e monumentos de Deli. Paragem para tirar uma fotografia no Forte Vermelho e visita de Jama Masyid, uma das maiores e mais movimentadas mesquitas da Índia. Localizada na área central de Nova Deli, foi mandada construir pelo imperador mogol Shah Jahan no século XVII. De seguida, visita de Raj Ghat, memorial onde se encontram as cinzas de Gandhi, e continuação com uma panorâmica da imponente Porta da Índia, do Palácio Presidencial e do Parlamento. Visita do Templo Sikh, um antigo palácio em mármore que foi convertido num dos principais centros de peregrinação de Deli. Sente-se na sala de orações (durante 10 minutos) para observar os visitantes e escutar a oração. (opcional PC almoço em restaurante local). De seguida, realização de uma incursão na nova parte de Deli para conhecer o Qutab Minar, o minarete de tijolo mais alto do mundo; e a Coluna de Ferro, resistente à ferrugem após 1500 anos de história. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
3º DIA MP – NOVA DELI / JAIPUR (256 km)
Pequeno-almoço. Saída pela estrada com destino a Jaipur, a cidade rosa do Rajastão e uma das mais pitorescas do mundo, onde se encontra a emblemática fachada do Hawa Mahal, também conhecido como o Palácio dos Ventos, um dos monumentos conhecidos da cidade. Construída segundo os cânones do Shilpa Shastra, o antigo tratado hinduísta de arquitetura, Jaipur está dividida em sete setores retangulares. Uma maravilha do urbanismo do século XVIII, altura em que a Europa ainda não tinha desenvolvido um sistema de ordenamento do território urbano similar. Rodeada de abruptas colinas em três dos seus pontos cardeais, a cidade está protegida por um poderoso muro fortificado com sete portas. (opcional PC almoço em restaurante local). De tarde, visita ao Patrika Gate, um lugar pitoresco e bonito para fotografar, e visita panorâmica com passagem pelo Albert Hall (vista exterior), palácio construído pelo marajá de Jaipur para comemorar a visita do rei Jorge de Inglaterra. Para finalizar, visita do templo hinduísta de Birla. Jantar e alojamento.
4º DIA MP – JAIPUR (FORTE AMBER)
Pequeno-almoço. Realização de uma excursão ao Forte de Amber, antiga capital do Estado até 1728. Passeio de elefante até ao cimo da colina onde se ergue o palácio fortificado. Deixe-se conquistar pelos pavilhões adornados com pinturas e filigranas de mármore. (opcional PC almoço em restaurante local). Regresso a Jaipur e visita ao Palácio do Marajá, antiga residência real e atualmente um museu. De seguida, conheceremos o Observatório Astronómico que o marajá fundador da cidade construiu e o qual expõe grande parte dos instrumentos que este desenhou. Jantar e alojamento.
Nota: Uma vez que há um número limitado de elefantes com licença em Forte Amber e que não é possível reservar previamente estes passeios, a excursão realizar-se-á de manhã cedo. No entanto, caso não haja elefantes suficientes, dado o elevado número de turistas, a subida ao Forte será feita a bordo de um jeep.
5º DIA MP – JAIPUR / ABHANERI / FATEHPUR SIKRI /AGRA (236 km)
Pequeno-almoço. Saída até Agra. No caminho, visita do poço Chand Baori, situado em frente ao Templo Harshsat Mata, um dos maiores e mais profundos da Índia, construído no século IX e tem 3300 degraus, 13 níveis e 30 metros de profundidade. Reconstruído no século X, foi uma solução prática para o problema da água nesta zona da Índia, onde o clima árido obrigava a população local a escavar fundo para encontrar cursos de água subterrâneos. Diz a lenda que o edifício foi construído por fantasmas numa única noite. Continuação a Fatehpur Sikri, conhecida como a “cidade fantasma”. Construída pelo imperador Akbar, em 1569, esta cidade foi abandonada quando deixou de ser possível abastecê-la com água. Os edifícios desta antiga capital imperial estão num incrível estado de conservação, nomeadamente o túmulo de Salim Chisti e o Panch Mahal. (opcional PC almoço em restaurante local). Chegada a Agra, capital do Império Mogol entre 1556 e 1658, e check-in no hotel. Jantar e alojamento.
6º DIA MP – AGRA / NOVA DELI
De manhã cedo, visita do Taj Mahal (fechado às sextas-feiras), uma das sete maravilhas do mundo e um monumento ao amor. Construída pelo Imperador Shah Jehan para servir de mausoléu à sua esposa, Mumtaj Mahal, esta maravilha arquitetónica em mármore branco é o resultado do trabalho de artesãos de várias partes do globo. Pequeno-almoço. De seguida, visita do Forte de Agra, situado nas margens do rio Yamuna, bem no centro da cidade, em pleno centro da cidade e um reflexo da arquitetura indiana durante o governo dos Imperadores Akbar, Jehangir e Shah Jahan. Dentro do complexo poderá encontrar algumas interessantes estruturas como o Jehangiri Mahal, o Anguri Bagh, o Khas Mahal e a mesquita Moti Masjid. (opcional PC almoço em restaurante local). Continuação em direção a Nova Deli. Chegada e check-in. Jantar e alojamento.
7º DIA MP – NOVA DELI / KATHMANDU (Voo internacional)
Pequeno-almoço. Em hora a combinar, transfer ao aeroporto de Nova Deli para formalidades de embarque em voo com destino ao Kathmandu. Chegada, formalidades aduaneiras e assistência e transfer ao hotel. Nepal, um paraíso terrestre no coração dos Himalaias que muitos consideraram ser o famoso e remoto Shangri-La, descrito na obra de James Hilton, Horizonte Perdido, em 1925. Apesar dos estragos provocados pelo terramoto de 2015, a cidade já se reergueu e a sua alma continua intacta. Jantar e alojamento.
8º DIA MP – KATHMANDU (SWAYAMBUNATH e PATAN)
Pequeno-almoço. Visita panorâmica de Kathmandu, conhecendo a Casa-Templo de Kumari (a Deusa Viva), símbolo da energia divina feminina e idolatrada por alguns hinduístas e budistas nepaleses. Este título, que significa virgem em nepalês, é temporário, sendo concedido às meninas na pré-puberdade que pertençam ao clã Shakya. Uma tradição religiosa controversa que já encontra alguma resistência no país. De seguida, visita da Grande Stupa de Swayambunath, um lugar mitológico e o segundo centro de peregrinação mais importante do Nepal. Encante-se com os olhos de Buda, pintados nas quatro faces da torre, e siga os macacos sagrados que saltitam nesta colina do vale de Kathmandu. (opcional PC almoço em restaurante local). Continuação a Patan, conhecida como “Lalitpur”, é uma cidade histórica no Nepal, célebre pela sua rica tradição artística e pelo impressionante Conjunto Palaciano na Durbar Square. Visita ao Conjunto Palaciano de Patan, situado na Durbar Square de Patan, um extraordinário exemplo da arte e arquitetura Newar. Este espaço histórico destaca-se pelos templos ornamentados, como o Krishna Mandir, e pelo antigo Palácio Real, que hoje abriga o Museu de Patan. As intrincadas esculturas em madeira e pedra refletem a rica herança cultural hinduísta e budista da região. Classificado como Património Mundial da UNESCO, é um dos locais mais fascinantes do Vale de Katmandu. Jantar e alojamento.
9º DIA MP – KATHMANDU (BOUDHANATH – PASHUPATINATH – BHAKTAPUR)
Pequeno-almoço. Visita de Boudhanath, uma das maiores stupas (monumento funerário que contém as cinzas ou relíquias de uma figura importante na religião budista) do mundo. Siga a tradição tibetana e ande na direção dos ponteiros do relógio, debaixo dos cavalos de vento (tecidos coloridos que contém orações) e sempre sob o olhar atento dos olhos de Buda. (opcional PC almoço em restaurante local). De seguida, visita do Templo de Pashupatinath, um dos templos hinduístas mais sagrados do Nepal. Aqui poderá observar os rituais de cremação nas margem do rio Bagmati, afluente do Ganges. Por fim, visita a Bhaktapur, conhecida como a "Cidade dos Devotos", é uma antiga cidade famosa pela sua preservada arquitetura medieval e tradições culturais. Destaca-se pela sua Durbar Square, repleta de templos, palácios e esculturas, sendo um centro vibrante de arte e espiritualidade. Regresso a Kathmandu. Jantar e alojamento.
10º DIA MP – KATHMANDU / PARO / THIMPU
Pequeno-almoço. Em hora a combinar, transfer ao aeroporto. Formalidades de embarque e saída em voo com destino a Paro. Chegada, formalidades aduaneiras e assistência e transfer a Thimpu (1h). Paragem e visita a Simtokha Dzong, uma fortaleza antiga do reino, atualmente uma escola de estudos religiosos e culturais. Visita ao National Memorial Chorten, em memória ao antigo rei Jigme Dorji Wangchuck. Seguimento para Thimpu, a capital do Butão. Este é o centro do governo, religião e comércio, uma cidade única, que balança o progresso moderno com as tradições antigas. Apesar de haver concentração populacional, é talvez ainda a única capital do mundo que não usa semáforos. De tarde, explore a rua principal e o mercado. Visite também o Bazar de Artesanato local, para descobrir as belas artes tradicionais de Butão. Aqui pode comprar têxteis feitos à mão, pinturas Thangkha, máscaras, cerâmica, esculturas em ardósia e madeira, jóias e artigos feitos com materiais locais. Jantar e alojamento.
11º DIA PC – THIMPU
Pequeno-almoço. Visita panorâmica à capital. Passeio pelo Hair Memorial Chorten, uma stupa dedicada ao terceiro rei do país, o promotor do desenvolvimento do Butão. De seguida, visita à Biblioteca Municipal, repleta de manuscritos, textos ancestrais e cavalos de vento (panos coloridos contendo orações), o Museu Têxtil, admirando coroas e outros acessórios reais, e ao Museu do Património Cultural, um livro vivo de história que conta a história da vida rural butanesa. Descubra um Trashichhoedzong, o centro religioso e administrativo do Butão. Uma "fortaleza da religião gloriosa" e a casa de verão do corpo monástico do reino. No local existem dois alojamentos de monges e é onde se encontra a sala do trono do rei. Almoço durante o percurso. Jantar e alojamento.
12º DIA PC – THIMPU / PUNAKHA
Pequeno-almoço. De manhã cedo, saída em direção a Punakha, passando pelo Desfiladeiro de Dochu-la, a 3.088 m, com uma breve paragem para admirar a Stupa e as bandeiras de oração, colocadas no ponto mais alto da estrada. Se o céu estiver limpo, será possível contemplar o pico mais alto dos Himalaias em todo o seu esplendor. Durante o trajeto, é possível avistar alguns dos picos mais elevados (sempre que as condições climáticas permitam). No percurso, visita ao Mosteiro Chimi Lhakhang. Continuação da viagem para Punakha, que, antes de Thimphu, foi a capital de inverno do país devido ao seu clima mais ameno. Visita ao Punakha Dzong, construído em 1637, no encontro dos rios Pho Chhu e Mo Chhu. Almoço durante o percurso. Jantar e alojamento.
13º DIA PC – PUNAKHA / PARO
Pequeno-almoço. Pela manhã, saída em direção a Nezergang, onde, após um passeio, visitará o templo Khamsum Yueley Namgyel, erguido pela Rainha-Mãe em 1999 para a proteção do país e a promoção da paz universal. Continuação da viagem para Paro. Chegada e visita ao Mosteiro Rinpung Dzong, construído em 1646 e cujo nome significa “Fortaleza de muitas jóias”. Almoço durante o percurso. Jantar e alojamento.
14º DIA PC – PARO
Pequeno-almoço. Visita, a pé, ao Mosteiro Taktsang, que significa "Ninho do Tigre", também conhecido como Paro Taktsang, um complexo de templos budistas mais famosos do país e o ícone cultural do Butão. Situa-se na lateral de um penhasco, a cerca de 3000 metros acima do nível do mar, e o vale montanhoso de Paro é o coração do Butão. A particularidade do mosteiro é a sua localização isolada, torna-o extraordinariamente belo e único. Após 1h de caminhada, pausa na cafetaria para se refrescar e apreciar a sublime vista do mosteiro. Continuação da caminhada, cerca de 45 minutos, até ao ponto de observação a uma altitude de mais de 3000 metros, onde a vista é muito bonita. A aventura continua, mais cerca de 30 minutos, percorrendo os últimos degraus até ao mosteiro. É um local de beleza indescritível e de peregrinação popular nos Himalaias. À tarde, passeio para explorar as principais ruas de Paro. Admire a arquitetura típica do Butão, cruze-se com os monges e testemunhe a tranquilidade dos habitantes locais, verdadeiros embaixadores dos costumes nacionais. Almoço durante o percurso. Jantar e alojamento.
15º e 16º DIA PA – PARO / NOVA DELI / …
Pequeno-almoço. Em hora a combinar, transfer ao aeroporto de Paro e embarque em voo com destino a Nova Deli. Chegada, formalidades aduaneiras e recolha de bagagem. Novas formalidades de embarque, agora em voo com destino à sua cidade de origem, via cidade(s) conexão). Fim dos nossos serviços.
Tarifa base Lufthansa em classe L. Taxas de aeroporto (sujeitas a alterações) no valor de 432€.
Em caso de não disponibilidade desta companhia ou classes serão sempre dadas alternativas de voos de acordo com a melhor solução encontrada à data do pedido de reserva
Suplementos aéreos sujeitos a alteração no momento de reserva. Os voos selecionados poderão não incluir bagagem de porão.
Minimo 2 participantes
Transfers de chegada e saída poderão ser, eventualmente, com representante de língua inglesa
Nota: 3ª pessoa sem redução e apenas possível em cama extra de quartos duplos. Não aconselhável a 3 adultos.
Voos Nova Deli / Kathmandu / Paro / Nova Deli da responsabilidade do agente local, sujeitos a disponibilidade
Serviços incluídos India e Nepal:
- Pequeno-almoço e 8 jantares (sem bebidas)
- Transfers com motorista
- Guia acompanhante em espanhol de Deli a Agra
- Guia local em espanhol em Kathmandu
- Entradas nos locais de visita
- Passeio de Elefante em Jaipur, com alternativa em Jeep, caso não seja possível com elefante
- Todas as taxas e portagens aplicáveis à data (sujeitas a alterações sem aviso prévio)
Serviços incluídos Butão:
- Alojamento em quarto duplo conforme o programa, em regime de alojamento e pensão completa. Almoço em restaurante local;
- Transfers de chegada e saída, visitas, etc., com transporte em veículo com ar condicionado;
- Todas as entradas incluídas no itinerário;
- Serviços de guia local de língua inglesa nos locais de visita;
- Visto de entrada no Butão;
- Taxas governamentais e suplementos reais;
- 01 garrafa de água mineral por pessoa por dia;
- Todos os impostos e portagens aplicáveis à data (sujeito a alterações sem aviso prévio).
Hotéis previstos ou similares:
Categoria C
Nova Deli - Cardinal 3*
Jaipur - Lilypool 3*
Agra - Howard Fern 3*
Kathmandu - City Comfort 3*
Thimpu - Thimpu Residency 3*
Paro - Pema Karpo 3*
Punakha - Mandala 3*
Categoria B
Nova Deli - Park Plaza 4*
Jaipur - Inde / Ramada 4*
Agra - Mercure 4*
Kathmandu - Shambala 4*
Thimpu - Ariya 4*
Paro - RKPO 4*
Punakha - Tashi Namgay 4*
Categoria A
Nova Deli - Leela Convention 5*
Jaipur - Royal Orchid 5*
Agra - Courtyard Marriott 5*
Kathmandu - Hyatt Place 5*
Thimpu - Dusit2 5*
Paro - Le Meridien 5*
Punakha - Dhensa 4*
Índia – Visto obrigatório (não incluído)
As autoridades indianas exigem que os documentos de viagem (passaporte) tenham uma validade mínima de 6 meses.
O Governo indiano lançou o Programa e-Tourist Visa, destinado a facilitar a obtenção de visto para entrada no país, que abrange também, desde 15 de agosto 2015, os cidadãos portugueses. Assim, os cidadãos que reúnam as condições para obtenção de visto turístico poderão solicitá-lo online com uma antecedência mínima de 4 dias em relação à data da chegada à Índia. O visto é válido por 30 dias, podendo ser requerido 2 vezes em cada ano. Para mais informações, consultar: https://indianvisaonline.gov.in/visa/tvoa.html
Nepal – Visto obrigatório (não incluído):
Obtido no aeroporto de Kathmandu. É necessário levar 1 foto – preço orientativo 30 USD.
Taxa de saída do aeroporto de Katmandu com pagamento local – valor orientativo 11 USD.