+351 256 947 229 (Chamada para Rede Fixa Nacional) |
1º Dia Portugal / Colombo
Comparência no aeroporto 180 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e partida em voo com destino a Colombo, via uma cidade de ligação. Noite a bordo.
2º Dia Colombo
Assistência à chegada ao aeroporto de Colombo e transporte ao hotel. Visita panorâmica da cidade, que possui a maior população do país, cerca de 600.000 habitantes. A capital comercial do Sri Lanka, localizada na costa oeste da ilha, é uma cidade vibrante, cheia de vida e com uma impressionante mistura de arquitetura moderna, edifícios coloniais e algumas ruínas. Devido ao seu grande porto natural e à sua posição estratégica nas rotas de comércio marítimo que ligam o leste e o oeste, faz mais de 2000 anos que os comerciantes têm conhecimento da sua existência. A cidade é dividida em diferentes áreas, sendo a central a que engloba o centro de negócios, a zona de restauração e lazer. Na visita, oportunidade de ver os lugares mais representativos de Colombo como o Forte, o bairro residencial de Petah, os Jardins de Cinnamon, o parque Galle Face e o parque Viharamahadevi. Alojamento.
3º Dia Colombo / Jaffna
Após o pequeno-almoço, transporte de madrugada até à estação de comboio e partida para Jaffna, apreciando as paisagens verdes cheias de coqueiros e arrozais. Segunda cidade mais importante do país e localizada a norte do Sri Lanka, geográfica e culturalmente, é mais próxima da Índia do que de Colombo, de modo que a região é habitada por imigrantes tamils do sul da Índia, o que influenciaram a sua cultura. Chegada e transporte ao hotel. Jaffna, que resulta de uma mistura do charme colonial, da vibrante cultura tamil e das ilhas vizinhas, oferece uma série de templos remotos, praias e vários locais de interesse religioso e cultural. Visita à cidade, passando pelo grande templo hindu Nallur Kandaswamy Kovil, fundado em 948 e considerado o mais importante do país. O palácio localizado muito perto do templo foi usado como capital dos reinos de Jaffna. De seguida, visita ao mercado local, passando pela Biblioteca de estilo colonial. Continuação a pé até o Forte Jaffna, antigo vestígio do domínio português e holandês dos séculos XVI e XVII. Jantar e alojamento.
4º Dia Jaffna
Após o pequeno-almoço, saída para visitar a Península de Jaffna. Chegada a Point Pedro, a cidade mais setentrional do país, com o seu porto e a sua longa praia. Continuação ao longo da costa norte em direção a Kankasanthurai para ver seu porto, o forte e o farol. Almoço num restaurante local. Continuação para Keerimalai, para visitar o templo hindu e o lago sagrado, à beira-mar. Regresso a Jaffna, visitando as estupas de Kantharoodai. Jantar e alojamento.
5º Dia Jaffna / Trincomale
Após o pequeno-almoço, partida para a cidade de Trincomale, a maior cidade da província oriental do Sri Lanka e um dos principais centros da cultura e idioma tamil do país. Visita panorâmica da cidade, com destaque para o antigo templo indiano Koneswaran também conhecido como Thirukonamalai, o segundo mais importante do país e localizado num penhasco com excelentes vistas. O porto localizado numa grande baía natural, é de grande importância para o desenvolvimento do comércio marítimo no Sri Lanka e é um enclave estratégico em todas as rotas marítimas. Após almoço, transporte ao hotel, localizado na praia de Uppeveli e resto da tarde livre. Jantar e alojamento.
6º Dia Trincomale
Dia livre para relaxar na praia ou participar nas inúmeras actividades marítimas disponíveis, tais como snorkling na Pigeon Island, observação de baleias (janeiro a abril), desportos aquáticos e pesca. Jantar e alojamento.
7º Dia Trincomale / Anuradhapura / Mihintale / Habarana
Após o pequeno-almoço, partida para Anuradhapura. Visita à cidade arqueológica de Anuradhapura, que foi uma das capitais do Sri Lanka desde o século IV a.C. até ao início do século 11 d.C. A cidade foi reconhecida como Património Mundial pela UNESCO e já foi o centro de vida e poder político mais importante do sul da Ásia. A cidade considerada sagrada para o budismo, está atualmente cercada por mosteiros. Após almoço, continuação até Mihintale, onde se acredita que foi o local de encontro entre Budha e o rei Devanampiyatissa e se deu início do budismo no Sri Lanka. Hoje é um local sagrado de peregrinação, onde existem muitos monumentos religiosos e estátuas abandonadas. Continuação para Habarana. Jantar e alojamento.
8º Dia Habarana / Sigiriya / Polonaruwa / Habarana
Após o pequeno-almoço, visita ao complexo de Sigiriya, um antigo complexo de palácios construído durante o reinado do rei Kasyapa (477-495) e classificado como Património Mundial em 1982. As ruínas do palácio estão localizadas no topo de uma impressionante rocha de pedra vermelha, a 150 m acima da selva, que fica aos seus pés no meio de todo o complexo. Na parte central, está a parede do Espelho, onde estão as famosas pinturas das donzelas Apsara, além do Lion Gate, que dá acesso ao topo. Na parte inferior da rocha fica o palácio inferior e os fossos, muros e jardins que se estendem ao longo de centenas de metros da base rochosa. Este espetacular conjunto surpreende o visitante pela criatividade de sua construção e pelo magnífico local de sua localização. Após almoço, continuação até Polonnaruwa, uma das antigas capitais do Sri Lanka, sendo a sede dos reis cingaleses dos séculos XI a XIII. Em 1982, foi declarado Património da Humanidade. Visita às famosas estátuas dos Budas de Gal Vihara, três grandes estátuas esculpidas numa parede rochosa, que se destacam pelos detalhes e impressionam pelo tamanho. A primeira e a segunda dessas estátuas representam um Buda sentado numa posição de meditação; enquanto o terceiro e maior, com 14 metros de comprimento, representa a figura reclinada. Jantar e alojamento.
9º Dia Habarana / Dambulla / Kandy
Após o pequeno-almoço, partida para Kandy, parando no caminho para visitar o Templo de Dambulla, cujo complexo de grutas convertidas no Templo Dourado, é seu principal foco de atração por sua singularidade e por ser o maior sistema de grutas do país. Além disso, este conjunto mantém uma importante e grande coleção de imagens de Budha, que representam os diferentes estágios de sua vida. Estes, por sua vez, são cercados por pinturas e murais fascinantes, que se estendem por uma área de 2.100 km quadrados. Toda essa área de grande importância cultural e religiosa foi construída pelo rei Walangambahu no primeiro século a.C. e foi declarado Património da Humanidade em 1991. Continuação até Kandy, parando no Matale Spice Garden, onde será oferecida uma massagem ayurvédica de cerca de 10 minutos. Almoço num restaurante local. Kandy é conhecida como a capital das montanhas, além de ser o coração do budismo no país. No meio das ruas e bazares, encontramos o Mercado Municipal ou o Centro de Artes e Ofícios, lugares que se destacam pelo afluxo de pessoas e por sempre serem incentivados pela população local. Visita ao Dalada Maligawa, um complexo arquitetónico formado por pavilhões rosa com telhados vermelhos onde está localizado o Templo do Dente de Buda, o principal centro religioso dos seguidores budistas no qual a relíquia do dente de Buda é venerada. À tarde, oportunidade de assistir a uma representação das famosas danças cingalesas. Jantar e alojamento.
10º Dia Kandy / Millenium Elephant Foundation / Peradeniya / Kandy
Após o pequeno-almoço, visita à Millennium Elephant Foundation (MEF), uma instituição de caridade criada para resgatar e cuidar de elefantes asiáticos em cativeiro no Sri Lanka. A MEF é o único lugar onde não se monta no elefante. Só os acompanham nos passeios, não são uma atração de turismo de massas. O objetivo da MEF é dar aos elefantes um lugar seguro. Durante a visita, oportunidade de conhecer estes fantásticos animais de perto, passear junto deles e até dar-lhes banho. Almoço na casa colonial. No regresso a Kandy, visita ao Jardim Botânico de Peradeniya, o primeiro jardim botânico construído por um rei cingalês e aumentado pelos ingleses. Seus 147 acres estão cheios de maravilhosas variedades de árvores, plantas e flores, principalmente orquídeas com uma variedade de 300 plantas medicinais e palmeiras. Tarde livre. Jantar e alojamento.
11º Dia Kandy / Nuwara Eliya / Ella
Após o pequeno-almoço, partida para a região das colinas com espetaculares paisagens montanhosas e as suas plantações de chá. Breve paragem pelo caminho para contemplar a cascata Ramboda. Chegada a Nuwara Eliya. Visita a uma plantação e fábrica de chá. Após almoço, partida para Ella. Chegada e passeio por uma linha férrea até ao início da montanha, passando por plantações de chá e deslumbrantes paisagens, terminando com visita à famosa ponte de nove arcos, construída durante o período colonial britânico. Transporte ao hotel. Jantar e alojamento.
12º Dia Ella / P.N. Yala / Tissamaharama
Após o pequeno-almoço, saída para o Parque Nacional de Yala. Pelo caminho visita às Ravana Falls. Chegada ao Parque Nacional de Yala e almoço num restaurante local. À tarde, saída em 4x4 para visitar o Parque Nacional de Yala. Localizado na região semiárida de clima seco, com estações chuvosas, especialmente durante as monções, contém uma variedade de ecossistemas, incluindo florestas húmidas e áreas marinhas. É uma das 70 áreas mais importantes para aves no Sri Lanka, abrigando 215 espécies de aves, incluindo seis endêmicas no país. O número de mamíferos registados no parque é de 44 tipos diferentes e possui uma das maiores densidades de leopardos do mundo. Continuação para Tissamaharama. Jantar e alojamento.
13º Dia Tissamaharama / Galle / Balapitiya
Após o pequeno-almoço, saída em direção à cidade costeira de Galle (Património da humanidade) que teve o seu apogeu no século XVIII, antes da chegada dos britânicos. Visita da cidade e da velha fortaleza holandesa, seguido de almoço em restaurante local. Continuação da viagem para Balapitiya. Jantar e alojamento.
14º Dia Balapitya / Colombo / Portugal
Manhã livre para desfrutar da praia. Da parte da tarde transporte ao aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo de regresso a Portugal, via uma cidade de ligação. Noite a bordo.
15º Dia Portugal
Chegada e fim da viagem.